Dividi a receita por 3 e fiz as devidas conversões de medidas. Todas as medidas foram feitas em xícaras e colheres medidoras, para serem fiéis às proporções originais da receita.
Gosto de fazer mini-bolos para levar para festas, em uma porção individual. Cada mini-bolo equivale a 2 ou 3 fatias de bolo. Também é possível utilizar essa receita para fazer poucas unidades de cupcakes.
Mini Naked Cake sem Glúten
Ingredientes Mini-bolo
½ xícara de farinha de arroz2 ½ colheres de sopa de creme de milho (pode ser substituído por fubá)
¼ de xícara de leite de vaca morno
1 colher de sopa + 2 colheres de chá de óleo
½ xícara de açúcar
1 ovo médio
1/3 colher de café de fermento em pó químico
1/3 colher de café de CMC ou goma xantana
Modo de preparo
Separe a clara da gema. Bata a clara em neve e reserve. Em uma outra vasilha, bata a gema e o açúcar até formar um creme claro. Adicione às gemas o leite, o óleo, as farinhas e o CMC ou goma xantana. Misture com um fuet. Acrescente o fermento em pó e a clara, misturando delicadamente com uma espátula.
Despeje a massa em formas pequenas untadas e enfarinhadas (uso amido de milho) e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 25 a 35 minutos.
Rendimento: 2 formas redondas de cerca de 10 cm de diâmetro
Recheio e montagem
Para o recheio, fiz um brigadeiro branco com cerca de meia lata de leite condensado, meia colher de manteiga e uma gema. Misturei até engrossar e depois acrescentei um pouco de creme de leite. Fiz no ‘olhômetro’ mesmo.
Para molhar o bolinho, utilizei guaraná comum.
A decoração foi feita com açúcar comum, morangos e cerejas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário